A realização do “I Encontro do
ProfHistória da UFT - Araguaína” justifica-se institucionalmente por
representar a concretização de um dos objetivos fundamentais da Universidade,
que é produzir, debater e difundir conhecimento. Este encontro discute a
temática “ENSINO
E PESQUISA EM HISTÓRIA: PROPOSTAS E POSSIBILIDADES”, propondo a análise de
questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de História e
pesquisas nessa seara, num esforço para ampliar
e qualificar os debates nesse campo, tão sensível a candente diante das
dificuldades e problemas vivenciados desde o período de formação até a atuação
profissional de professores dessa área, com destaque para àqueles que atuam no
Ensino Fundamental e Médio no Brasil, situação que impõe enormes desafios a
prática docente.
De forma frequente apresenta-se o professor de
História só em sua dimensão didática, em sua prática de ensino. Mas pensamos
que a dimensão da pesquisa deva ser destacada entre as muitas atribuições
relacionadas à atividade do professor de História. Ensino e pesquisa se
complementam na medida em que o primeiro é enriquecido com as descobertas da
pesquisa. Ser professor na área de História implica, também, em ter um engajamento
nas novas formas de se ensinar a História, diretamente associadas ao bom uso
das fontes. Por isso, a importância de se pensar a relação ensino-pesquisa na
prática do professor de História.
Este evento também se apresenta como instrumento
eficaz de intercâmbio entre Universidade e demais segmentos da comunidade local
e regional onde a mesma está inserida, oportunizando um momento de debate no
qual se incluam os mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de História,
os docentes deste mesmo programa, os estudantes graduação em História e demais
membros da comunidade acadêmica e interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário