Sobre

A realização do “I Encontro do ProfHistória da UFT - Araguaína” justifica-se institucionalmente por representar a concretização de um dos objetivos fundamentais da Universidade, que é produzir, debater e difundir conhecimento. Este encontro discute a temática “ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA: PROPOSTAS E POSSIBILIDADES”, propondo a análise de questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de História e pesquisas nessa seara, num esforço para ampliar e qualificar os debates nesse campo, tão sensível a candente diante das dificuldades e problemas vivenciados desde o período de formação até a atuação profissional de professores dessa área, com destaque para àqueles que atuam no Ensino Fundamental e Médio no Brasil, situação que impõe enormes desafios a prática docente.
De forma frequente apresenta-se o professor de História só em sua dimensão didática, em sua prática de ensino. Mas pensamos que a dimensão da pesquisa deva ser destacada entre as muitas atribuições relacionadas à atividade do professor de História. Ensino e pesquisa se complementam na medida em que o primeiro é enriquecido com as descobertas da pesquisa. Ser professor na área de História implica, também, em ter um engajamento nas novas formas de se ensinar a História, diretamente associadas ao bom uso das fontes. Por isso, a importância de se pensar a relação ensino-pesquisa na prática do professor de História.
Este evento também se apresenta como instrumento eficaz de intercâmbio entre Universidade e demais segmentos da comunidade local e regional onde a mesma está inserida, oportunizando um momento de debate no qual se incluam os mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de História, os docentes deste mesmo programa, os estudantes graduação em História e demais membros da comunidade acadêmica e interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário